Trabalho de Conclusão de Curso
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA |
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CURSO: Pedagogia |
PERÍODO LETIVO: 2020.1 |
TURMA: 3 |
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DISCIPLINA: Orientação ao TCC |
SIGLA: IPP081 |
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CARGA HORÁRIA TOTAL: 75H |
CRÉDITOS: 3 |
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TEÓRICA: 15H |
PRÁTICA: 60H |
PRÉ-REQUISITO: |
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PROFESSOR: Dr. Alexsandro Melo Medeiros |
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E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br |
Horário das aulas teóricas:
Sábado: 13:00/18:40
EMENTA
Elaboração e montagem final do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação, correção e revisa~o do TCC para apresentação no seminário de socialização e defesa pública para a banca examinadora.
OBJETIVOS
Elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso em caráter monográfico sob orientação, fazendo as devidas correções e revisões finais para apresentação e defesa pública frente à banca examinadora e a comunidade local.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aprofundamento do referencial teórico
Regras de apresentação de citações direta e indireta no sistema autor-data no texto
Linguagem técnico-científica na pesquisa
Estruturação do pensamento científico por meio da linguagem escrita
Coleta, produção, análise e discussão dos dados - Aplicabilidade do método de abordagem (bases lógicas da investigação) e procedimento (meios técnicos da investigação)
Elementos da parte prré-textual; textual; póstextual
Elementos Essenciais e Complementares
Revisão final do texto do TCC
Defesa do TCC
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
As avaliações serão realizadas em diferentes momentos de forma contínua, acompanhando o desempenho do aluno, adotando os seguintes critérios e instrumentos avaliativos:
Participação nas atividades, responsabilidade, interesse e frequência;
Envolvimento e desempenho acadêmico nas atividades propostas pelo orientador;
Postura acadêmica e rigor científico na elaboração, formatação e apresentação do TCC
Avaliação da autonomia, iniciativa na busca de bibliografias, efetivação da pesquisa, aprofundamento teórico e metodológico, dentre outros.
Defesa do Trabalho de Conclusão de curso.
REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação – artigo em publicação periódica científica impressa – apresentação. Rio de Janeiro, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informações e documentação- referências -elaboração. Rio de Janeiro, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação o e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CERVO, A; L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa. São Paulo: Cortez, 1989.
MARQUES, Dorli Joao Carlos. Trabalhos acadêmicos: normas e fundamentos. Manaus: Faculdade Salesiana Dom Bosco, Universidade Federal do Amazonas, 2006.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
COMPLEMENTAR
FAZENDA, Ivani (org.) Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1997.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões do método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2007.
LUDKE Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 9. Reimp. São Paulo: editora Pedagógica Universitária, 2005.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.