Trabalho de Conclusão de Curso

 

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

CURSO:  Pedagogia

PERÍODO LETIVO: 2020.1

TURMA: 3

DISCIPLINA: Orientação ao TCC

SIGLA: IPP081

CARGA HORÁRIA TOTAL:  75H

CRÉDITOS: 3

TEÓRICA:  15H

PRÁTICA: 60H

PRÉ-REQUISITO:

PROFESSOR:   Dr. Alexsandro Melo Medeiros

E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

Horário das aulas teóricas:

Sábado: 13:00/18:40

 

EMENTA

Elaboração e montagem final do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação, correção e revisa~o do TCC para apresentação no seminário de socialização e defesa pública para a banca examinadora.

 

OBJETIVOS

Elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso em caráter monográfico sob orientação, fazendo as devidas correções e revisões finais para apresentação e defesa pública frente à banca examinadora e a comunidade local.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aprofundamento do referencial teórico

Regras de apresentação de citações direta e indireta no sistema autor-data no texto

Linguagem técnico-científica na pesquisa

Estruturação do pensamento científico por meio da linguagem escrita

Coleta, produção, análise e discussão dos dados - Aplicabilidade do método de abordagem (bases lógicas da investigação) e procedimento (meios técnicos da investigação)

Elementos da parte prré-textual; textual; póstextual

Elementos Essenciais e Complementares

Revisão final do texto do TCC

Defesa do TCC

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas em diferentes momentos de forma contínua, acompanhando o desempenho do aluno, adotando os seguintes critérios e instrumentos avaliativos:
Participação nas atividades, responsabilidade, interesse e frequência;
Envolvimento e desempenho acadêmico nas atividades propostas pelo orientador;
Postura acadêmica e rigor científico na elaboração, formatação e apresentação do TCC
Avaliação da autonomia, iniciativa na busca de bibliografias, efetivação da pesquisa, aprofundamento teórico e metodológico, dentre outros.
Defesa do Trabalho de Conclusão de curso.

 

REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação – artigo em publicação periódica científica impressa – apresentação. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informações e documentação- referências -elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação o e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CERVO, A; L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa. São Paulo: Cortez, 1989.

MARQUES, Dorli Joao Carlos. Trabalhos acadêmicos: normas e fundamentos. Manaus: Faculdade Salesiana Dom Bosco, Universidade Federal do Amazonas, 2006.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

 

COMPLEMENTAR

FAZENDA, Ivani (org.) Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1997.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões do método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2007.

LUDKE Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 9. Reimp. São Paulo: editora Pedagógica Universitária, 2005.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.