Filosofia da Educação II

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

CURSO:  Pedagogia

PERÍODO LETIVO: 2022.2

TURMA: 1

DISCIPLINA: Filosofia da Educação II

SIGLA: IPP008

CARGA HORÁRIA TOTAL:  60H

CRÉDITOS: 4

TEÓRICA:  60H

PRÁTICA: 0

PRÉ-REQUISITO: Filosofia da Educação I

PROFESSOR:   Dr. Alexsandro Melo Medeiros

E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br                                                     

 
Horário das aulas teóricas:

3ª. Feira - 10h00 / 11h40; 5ª Feria - 07h00 / 08h40

 

EMENTA

O sentido e a tarefa da Filosofia na educação. Concepção da filosofia e da educação. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Principais representantes do pensamento educacional moderno e contemporâneo. Fundamentos das teorias críticas e não críticas da Filosofia da Educação. Ideologia da educação brasileira no contexto histórico-social.

Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno e contemporâneo. Filosofia da educação brasileira. Filosofia ameríndia. Filosofia, Tecnologia e Educação.

 

OBJETIVOS

Compreender os principais fundamentos teóricos da Filosofia da Educação, seu sentido e importância, bem como propiciar uma reflexão sobre as questões filosófico-pedagógicas e político-pedagógicas que emergem na própria atividade educadora procurando desenvolver um senso crítico a respeito dos fundamentos das principais práticas pedagógicas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

   Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno:

     Teoria do Conhecimento e Epistemologia em Educação

      (Texto 1, Texto 2, Texto 3, Texto 4)

   John Locke, Jean-Jacques Rousseau,

   O Iluminismo, Immanuel Kant, Johann Pestalozzi

   Vídeos: 1. A Filosofia Política de John Locke; 2. O Contrato Social de Rousseau; 3. Kant e o Iluminismo

   Principais representantes do pensamento filosófico e educacional  contemporâneo:

 

   Positivismo (Auguste Comte) John Dewey, Matthew Lipman; Lipman e Dewey; Escola de Frankfurt; Theodor Adorno

 

   Vídeos: 1. O Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman; 2. Lipman, Peirce e Sócrates; 3.Jovens Filósofas

   Filosofia da educação brasileira:

   Positivismo e Educação no Brasil  

   Anísio Teixeira, Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire)

   Vídeos: 1. Pedagogia do Oprimido,

   Filosofia Indígena, Filosofia Africana

 

   Vídeos: 1. Filosofia Indígena; 2. Sabedoria Indígena

   Filosofia, Tecnologia e Educação.

   (Texto 1, Texto 2, Texto 3)

 


 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

Avaliação 1

Apresentação dos textos, debates e participação em sala de aula (ao longo da disciplina) = vale 10 pontos
 

Avaliação 2

Prova Escrita = vale 10 pontos

 



REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)

ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

MENDES, Durmeval Trigueiro.(Coord.). Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

PAVIANI. Jayme. Problemas de filosofia da Educação. 3 ed. Caxias do Sul. EDUCS, 1986.

 

COMPLEMENTAR

DUSSEL, Enrique. La pedagógia latinoamericana. Bogotá. Lugar. Nueva América. Editorial. 1980

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FULLAT, Octavi. Filosofia da Educação. Petrópolis: Vozes. 1995.

GUIRALDELLI Jr. Paulo (Org). O que é Filosofia da Educação?  Rio de Janeiro: DP&A, 2002, 3ª edição. 

JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.