Filosofia da Educação II
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA |
|||
CURSO: Pedagogia |
PERÍODO LETIVO: 2022.2 |
TURMA: 1 |
|
DISCIPLINA: Filosofia da Educação II |
SIGLA: IPP008 |
||
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60H |
CRÉDITOS: 4 |
||
TEÓRICA: 60H |
PRÁTICA: 0 |
PRÉ-REQUISITO: Filosofia da Educação I |
|
PROFESSOR: Dr. Alexsandro Melo Medeiros |
|||
E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br |
3ª. Feira - 10h00 / 11h40; 5ª Feria - 07h00 / 08h40
EMENTA
O sentido e a tarefa da Filosofia na educação. Concepção da filosofia e da educação. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Principais representantes do pensamento educacional moderno e contemporâneo. Fundamentos das teorias críticas e não críticas da Filosofia da Educação. Ideologia da educação brasileira no contexto histórico-social.
Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno e contemporâneo. Filosofia da educação brasileira. Filosofia ameríndia. Filosofia, Tecnologia e Educação.
OBJETIVOS
Compreender os principais fundamentos teóricos da Filosofia da Educação, seu sentido e importância, bem como propiciar uma reflexão sobre as questões filosófico-pedagógicas e político-pedagógicas que emergem na própria atividade educadora procurando desenvolver um senso crítico a respeito dos fundamentos das principais práticas pedagógicas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno: Teoria do Conhecimento e Epistemologia em Educação (Texto 1, Texto 2, Texto 3, Texto 4) John Locke, Jean-Jacques Rousseau, O Iluminismo, Immanuel Kant, Johann Pestalozzi Vídeos: 1. A Filosofia Política de John Locke; 2. O Contrato Social de Rousseau; 3. Kant e o Iluminismo |
|
Filosofia da educação brasileira: Positivismo e Educação no Brasil Anísio Teixeira, Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire) Vídeos: 1. Pedagogia do Oprimido, |
|
Filosofia, Tecnologia e Educação. |
Avaliação 1
Apresentação dos textos, debates e participação em sala de aula (ao longo da disciplina) = vale 10 pontos
Avaliação 2
Prova Escrita = vale 10 pontos
REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)
ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
MENDES, Durmeval Trigueiro.(Coord.). Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
PAVIANI. Jayme. Problemas de filosofia da Educação. 3 ed. Caxias do Sul. EDUCS, 1986.
COMPLEMENTAR
DUSSEL, Enrique. La pedagógia latinoamericana. Bogotá. Lugar. Nueva América. Editorial. 1980
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FULLAT, Octavi. Filosofia da Educação. Petrópolis: Vozes. 1995.
GUIRALDELLI Jr. Paulo (Org). O que é Filosofia da Educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2002, 3ª edição.
JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.