Filosofia da Educação

 

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

CURSO:  Licenciatura em Educação Física

PERÍODO LETIVO: 2022.2

TURMA: 1

DISCIPLINA: Filosofia da Educação

SIGLA: IPC013

CARGA HORÁRIA TOTAL:  60H

CRÉDITOS: 4

TEÓRICA:  60H

PRÁTICA: 0

PRÉ-REQUISITO:

PROFESSOR:   Dr. Alexsandro Melo Medeiros

E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

Horário das aulas teóricas:

4ª. Feira - 07h00 / 08h40 e 5ª. Feira - 09h00 / 10h40

Horário e local de atendimento:

Segunda-feira - 16:00/18:00;Sala de professores do colegiado de Serviço Social (sala E2)

 


EMENTA

A educação como problema filosófico. O corpo, o sensível e o inteligível: o ideal educativo grego. Sentido e finalidade da Filosofia aplicada a Educação Física: educação do corpo, subjetividade, estética, ética. Teorias do conhecimento em educação. Gestão do conhecimento em educação: o currículo em voga.

 

OBJETIVOS

Abordar as dimensões filosóficas/epistemológicas da educação e sua relação com a Educação Física, a formação do educador e sua prática profissional.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A educação como problema filosófico

   O Ideal Educativo Grego: Sócrates, Platão, Aristóteles

    Projeto Ético-Político-Pedagógico na República de Platão

   Vídeos: 1. Sócrates; 2. Sócrates e a Democracia; 3. A República de Platão (parte 1, parte 2); 4. A Alegoria da Caverna

Noções de Filosofia Oriental

Budismo, Taoísmo, Yoga

Vídeos: 1. Introdução à Filosofia Oriental; 2. Filosofia Budista; 3. A Filosofia do Yoga

   Correntes Filosóficas Modernas:

   Iluminismo, Immanuel Kant, Jean-Jacques Rousseau, Johann Pestalozzi,

  Vídeos: 1. O Contrato Social de Rousseau; 2.   Que é o Esclarecimento?

Correntes Filosóficas Contemporâneas:

Positivismo (A. Comte); John Dewey; Matthew Lipman

Vídeos: 1. O Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman; 2. Lipman, Peirce e Sócrates; 3. Jovens Filósofas

    Filosofia da Educação no Brasil

    Positivismo e Educação no Brasil

 Anísio Teixeira, Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire)

Filosofia Indígena

 Vídeos: 1. Pedagogia do Oprimido, 2. Filosofia Indígena

Sentido e finalidade da Filosofia aplicada a Educação Física: educação do corpo, subjetividade, estética, ética

Vídeos: 1. Ética e Moral - parte 1; 2. Ética e Moral - parte 2

    Teorias do Conhecimento em Educação (Texto1, Texto2)   

    Gestão do conhecimento em educação: o currículo em voga

 

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação 1

Participação em sala de aula através da apresentação de temas e debates (será avaliada ao longo da disciplina) = vale 10 pontos

O discente que não participar dos debates ou não tiver participação durante as aulas, terá nota 0,0.

 

Avaliação 2
Prova Escrita = vale 10 pontos

 

REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

GUIRALDELLI, P. O que é filosofia da educação. Rio de janeiro: DPeA Editora, 2003.
 
VASQUEZ, A. S. Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

 

 

COMPLEMENTAR

DURKHEIM, É. Educação e sociologia. Lisboa: Porto Edições 70, 2007.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.
 
GIROUX, H. A. Os Professores como Intelectuais. Porto alegre: Artmed, 1997
 
MUÑOZ P., G. Introdução à Educação Física: Conceito, Limites e Possibilidades. 2002.