Filosofia da Educação
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA |
|||
CURSO: Licenciatura em Educação Física |
PERÍODO LETIVO: 2022.2 |
TURMA: 1 |
|
DISCIPLINA: Filosofia da Educação |
SIGLA: IPC013 |
||
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60H |
CRÉDITOS: 4 |
||
TEÓRICA: 60H |
PRÁTICA: 0 |
PRÉ-REQUISITO: |
|
PROFESSOR: Dr. Alexsandro Melo Medeiros |
|||
E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br |
4ª. Feira - 07h00 / 08h40 e 5ª. Feira - 09h00 / 10h40
Horário e local de atendimento:
Segunda-feira - 16:00/18:00;Sala de professores do colegiado de Serviço Social (sala E2)
EMENTA
A educação como problema filosófico. O corpo, o sensível e o inteligível: o ideal educativo grego. Sentido e finalidade da Filosofia aplicada a Educação Física: educação do corpo, subjetividade, estética, ética. Teorias do conhecimento em educação. Gestão do conhecimento em educação: o currículo em voga.
OBJETIVOS
Abordar as dimensões filosóficas/epistemológicas da educação e sua relação com a Educação Física, a formação do educador e sua prática profissional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação 1
Participação em sala de aula através da apresentação de temas e debates (será avaliada ao longo da disciplina) = vale 10 pontos
O discente que não participar dos debates ou não tiver participação durante as aulas, terá nota 0,0.
Avaliação 2
Prova Escrita = vale 10 pontos
REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.GUIRALDELLI, P. O que é filosofia da educação. Rio de janeiro: DPeA Editora, 2003.
COMPLEMENTAR
DURKHEIM, É. Educação e sociologia. Lisboa: Porto Edições 70, 2007.HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.