Resumo da 3ª e 4ª Temporada
3ª temporada (2013)
A terceira temporada inicia com o patrulheiro Samwell Tarly correndo pela neve fugindo dos White Walkers, sendo salvo por Fantasma – o lobo de Jon Snow – e pelos demais patrulheiros. Ao voltar para a Fortaleza de Craster junto com os demais patrulheiros, Sam reencontra Gilly que está dando à luz ao seu bebê. Os patrulheiros se revoltam contra Craster, se rebelam e matam não apenas Craster mas também o Lorde Comandante e tomam o acampamento. Sam foge com Gilly e seu filho, no caminho, encontra um White Walker e consegue matá-lo com uma adaga de vidro de dragão.
Jon é levado até Mance Rayder, o Rei-para-lá-da-Muralha, depois é levado de volta ao Punho dos Primeiros Homens e passa por sua provação mais difícil. Os povos selvagens têm um warg – uma pessoa que entra na mente dos animais e vê através de seus olhos – que prevê a morte dos patrulheiros da noite. Jon consegue fugir para Castle Black.
Os Sete Reinos de Westeros permanecem em uma intensa guerra civil, apesar da chegada do outono e da proximidade do inverno. As alianças da guerra são alteradas com o cruel Rei Joffrey Baratheon em aliança com a Casa Tyrell.
Margaery Tyrell se demonstra uma rainha preocupada com os pobres, visita um orfanato e fala às crianças sobre o patriotismo de seus pais que ajudaram a proteger a cidade na guerra e, por isso, agora irá cuidar daqueles que perderam seus pais, dando-lhes comida e roupa. Essa atitude provoca uma certa inveja de Cersei Lannister ao mesmo tempo que aprovação do jovem Rei Joffrey. Tyrion é nomeado Mestre da Moeda para que Peter Baelish possa ajudar com suas estratégias de guerra no Ninho da Águia – junto a Lady Arryn –, e descobre que King’s Landing deve uma fortuna para os Banco de Ferro de Braavos.
Para evitar uma aliança entre os Tyrell e a casa Stark, Tywin Lannister determina que Tyrion case com Sansa Stark e Cersei com Sir Loras Tyrell.
Stannis Baratheon foi derrotado na batalha da Baía BlackWater, mas continua com seu plano de tomar o Trono de Ferro, apoiado pelas visões da sacerdotisa Melisandre, mas precisa reerguer seu exército e conseguir novas tropas. Para conquistar o Trono de Ferro, Melisandre fará um sacrifício para o “Senhor da Luz” e para isso sai em busca de “sangue real”: o filho bastardo do Rei Robert.
Arya Stark encontra a Irmandade sem Estandartes e é levada ao seu líder. Todavia encontra o Cão de Caça Clegane que revela sua identidade. Bran cruza caminho com uma misteriosa dupla de seguidores, Jojen Reed e sua irmã Meera – filhos de Howlnad Reed que esteve no campo de batalha com Ned Stark –, descobre que é um warg e que tem a visão verde dada pelo corvo de três olhos, que permite ver coisas futuras, de antes do nascimento ou que estejam acontecendo mesmo a milhares de quilômetros de distância. Jojen Reed fala de suas visões e que veio para ajudar Bran depois de falar de sua visão da morte de Ned Stark ao seu pai. Bran aprimora seus poderes com Jojen e ao encontrar por acaso com Sam e Gilly, estes o ajudam a ir para além da Muralha.
Em sua tentativa frustrada de fuga, ajudado por Brinne de Tarth e Lady Catelyn que teme pela vida de suas filhas, Jaime Lannister terá sua mão decepada. Robb Stark perderá metade de seu exército e será traído em um massacre sangrento por Walder Frey e Lorde Bolton. Lorde Bolton pede a seus vassalos que enviem Jaime Lannister a King’s Landing.
Depois da perda de Winterfell, Theon Greyjoy é feito prisioneiro pelo filho bastardo de Lorde Bolton, o ardiloso e sanguinário Ramsay Snow, que se fará passar por um enviado de sua irmã para descobrir seus planos e irá submeter Theon, agora Reek - podre -, a incontáveis torturas.
Daenerys Targaryen navega para a Baía dos Escravos, com um barco e uma pequena frota. Seus dragões já estão bem maiores. Vai até a Cidade de Astapor, dos Imaculados, em busca de um exército. Encontra Barristan Selmy, ex Lorde Comandante da Guarda Real, que diante dela revela ter sido Guarda Real antes mesmo do Rei Robert, foi da Guarda Real de seu pai e pede para se unir a ela. Chega a Yunkai, a Cidade Amarela, e com a ajuda de Daarion Naharis dos Segundos Filhos toma a cidade.
A terceira temporada encerra com a chegada de Jaime Lannister em King’s Landing e Daenerys Targaryen carregada nos braços dos escravos libertos e sendo aclamada como Mhysa – mãe.
4ª temporada (2014)
A quarta temporada inicia com Tywin Lannister forjando uma espada de aço valiriano para Jaime Lannister, que agora deve aprender a lutar com a mão esquerda. O príncipe Oberyn Martell de Dorne chega a King’s Landing para o casamento do Rei em uma atmosfera de desconfiança, pois Oberyn é conhecido pelo seu ódio aos Lannisters, já que Gregor Clegane – o Montanha – estuprou e matou sua irmã.
A Casa Stark luta para sobreviver. Sansa Stark é refém do Trono de Ferro e esposa de Tyrion Lannister. Arya Stark se apega à sobrevivência, à sua sede de vingança e tem um reencontro inesperado com Cão de Caça. Bran e seus companheiros, Hodor, Jojen e Meera Reed, atravessam a Muralha perseguindo uma visão até encontrar as Crianças e o corvo de três olhos, mas antes será capturado pelos rebeldes da Patrulha da Noite que estão na Fortaleza de Craster e será salvo por Jon Snow, sem que este saiba de sua presença.
Os Lannister prosseguem com seu plano para manter o domínio sobre a coroa e o Trono de Ferro. Na festa do casamento do Rei Joffrey, Tyrion será humilhado de várias maneiras e, de forma inesperada, ao tomar o vinho servido por Tyrion, Joffrey morre envenenado. Tyrion será acusado por Cersei que manda prendê-lo e será julgado por três juízes: seu pai Tywin, Mace Tyrell e Oberyn Martell. Em seu julgamento Tyrion será declarado culpado mas, ao invés de pedir clemência e aceitar a pena de entrar para a Patrulha da Noite, prefere exigir um julgamento por combate. Oberyn aceita representar Tyrion no julgamento por combate com desejo de vingança, para matar o Montanha, mas irá morrer no combate. Tyrion recebe a pena de morte mas receberá a ajuda de seu irmão Jaime para fugir. Tommen é corado Rei da Casa Baratheon.
Stannis Baratheon consegue um empréstimo no Banco de Ferro de Braavos para reorganizar seu exército. A sacerdotisa Melisandre realiza sacrifícios ao “Senhor da Luz” para garantir a conquista do Trono de Ferro.
Sansa Stark recebeu ajuda para fugir de Lorde Baelish que a levará para Ninho da Águia, onde ele irá se casar com sua tia e Brienne de Tarth sai em busca de Sansa Stark para protegê-la e cumprir com a promessa que fez a sua mãe, Catelyn Stark.
Jon Snow encontra hostilidade na Patrulha da Noite e parte em uma missão para a Fortaleza de Craster, para impedir que Mance Rayder alcance primeiro os patrulheiros rebelados. Os Selvagens atacam a Patrulha da Noite sob o comando de Mance Rayder, Tormund e os Thenns. A Patrulha recebe a ajuda do exército de Stannis que consegue derrotar os Povos Selvagens.
Daenerys Targaryen parte para Meereen, a principal cidade escravagista de Essos. Depois de ficar sabendo que os libertos de Astapor e Yunkai estão sendo novamente escravizados, Daenerys Targaryen interrompe sua ida a Westeros para ajudar aqueles que ela libertou, envia Daarion Naharis para matar os mestres de Yunkai para retomar o controle da cidade e passa a agir como rainha em Meereen.
A quarta temporada encerra com a fuga de Tyrion, depois de assassinar o próprio pai. E Arya Stark segue seu caminho para a Cidade de Livre de Braavos.
A Política e suas Interfaces → Arte e Política → Cinema e Política → Game of Thrones → Resumo da 3ª e 4ª Temporada