O Espiritismo e o Evangelho de Jesus
Allan Kardec, no item 8 da conclusão d’O Livro dos Espíritos, informa-nos que o Espiritismo confirma a moral do Cristo, como também esclarece o sentido de suas verdades ensinadas de modo alegórico. Deixa claro que, assim como Jesus veio revelar-nos o “caminho do verdadeiro bem” e relembrar a Lei Divina, o Espiritismo veio recordar-nos, mais precisamente, essa Lei, o que agora ocorre pela voz dos espíritos superiores, sob a coordenação do Cristo.
Um desses inumeráveis espíritos que se manifestaram por diversos médiuns, em especial por Chico Xavier, é João de Deus, grande poeta, em vida física, da Literatura Portuguesa. A seguir, compartilho um dos seus poemas, publicado na obra Lira Imortal, cujo título é Espiritismo:
O Espiritismo é a ilha da bonança,
No oceano de lágrimas e de dor,
Onde o homem cansado e sofredor
Encontra o porto amigo da esperança.
Porto claro e feliz, onde a alma alcança
Os tesouros de fé, crença e amor,
Sob as bênçãos divinas do Senhor,
E onde a vida decorre calma e mansa.
É na doutrina da fraternidade
Que o coração de toda a humanidade
Há de alcançar mais vida, paz e luz.
Somente o seu ensino verdadeiro
Pode reunir na Terra o mundo inteiro
No Evangelho sublime de Jesus.
E o Espírito Emmanuel, guia espiritual de Chico, no fim de sua mensagem intitulada Jesus e César, publicada na obra Coletânea do Além, deixa-nos as seguintes frases para nossa reflexão e atitudes no mundo físico, breve escola da vida, e no mundo espiritual, onde será aferida cada uma de nossas ações:
Na atualidade do mundo, o Espiritismo é aquele Consolador prometido, enfeixando nova e bendita oportunidade de redenção. Em seu campo doutrinário, a verdade de Deus não está algemada, seus felizes estudantes e seguidores podem aquecer o coração ao sol da liberdade íntima, sem obstáculos na marcha da consciência para a realização divina (op. cit.).
Conclusão: assim como todos os emissários espirituais do Cristo, Emmanuel confirma o Espiritismo como Consolador prometido e presidido por Jesus, como lemos em João, 14:16 a 18. Nele, o Evangelho de Jesus é explicado sem alegorias, para quem deseje pô-lo em prática, com o objetivo de aperfeiçoar-se espiritualmente.
Espiritualidade e Política → Espiritualidade → Crônicas Espíritas → O Espiritismo e o Evangelho de Jesus
Sobre o Autor
Jorge Leite de Oliveira é
Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.
Autor dos livros:
1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.
4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.
5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).
Contato:
jojorgeleite@gmail.com