O Amor na Coleção Fonte Viva
Salve, alma irmã!
Diariamente, posto em vídeo, no grupo de WhatsApp que criei, uma mensagem de Palavras de Vida Eterna, o quinto livro da chamada Coleção Fonte Viva, psicografada por Chico Xavier e ditada pelo Espírito Emmanuel. Esse livro foi publicado pelas editoras FEB e CEC. A primeira, da Federação Espírita Brasileira; a segunda, da Comunhão Espírita Cristã. O livro possui, como ocorre com os outros quatro livros da coleção, 180 mensagens de Emmanuel. Isso significa que, se apenas considerarmos o total dessa coleção, teremos 900 mensagens baseadas no Novo Testamento. O objetivo é compartilhar, com os membros do grupo, meu desejo de tornar-me, a cada dia, um pouco melhor, exercitando a fé, o perdão e a caridade, que é o amor na prática. Eis a capa da quinta obra da citada coleção:
Abaixo, a coleção completa:
Agora você me pergunta:
— Que Jesus diz sobre o amor nessas obras?
E eu lhe respondo com a transcrição, de cada uma, dum versículo e comentários, em especial, da última. O texto completo você lerá adquirindo os livros. Com isto, contribuirá para as obras assistenciais da Federação Espírita Brasileira e da Comunhão Espírita Cristã.
Em I Caminho, Verdade e Vida, mensagem número 41, Emmanuel comenta esta epígrafe: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Palavras de Jesus, reproduzidas por Mateus: 22:39.
Em II Pão Nosso, mensagem 137, o Mestre afirma que ninguém deve escapar ao nosso amor, segundo reproduz Lucas, 6:35: “Amai, pois, os vossos inimigos”.
Em III Vinha de Luz, mensagem 130, o comentário da frase de Jesus: “Amai-vos uns aos outros”, pelo apóstolo João, é citado por Emmanuel: “Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade” (I João, 3:18).
Fonte Viva é o 4.º livro desta maravilhosa série. Sobre o amor, expresso numa das formas da caridade, no capítulo 60, lemos de Lucas,11:41, estas palavras: “Dai antes esmola do que tiverdes” - Jesus.
E, uma vez citada a caridade, que é o amor em ação, chegamos, enfim, ao capítulo 13 do 5.º livro, intitulado Palavras de Vida Eterna, que coroa estas notas sobre o amor colocado em prática com a recomendação de Jesus: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus” (Mateus, 5:16).
É em Boas obras, título do capítulo supracitado, que Emmanuel nos esclarece sobre a insuficiência da “cultura intelectual”, da “frase correta”, do “verbo flamejante”, da “interpretação eficiente das Leis Divinas” e da prece “comovedora” dos lábios. Reconhece, embora, a importância disso na “educação da inteligência”, mas aponta-nos Jesus como nosso norte do aperfeiçoamento moral. Diz-nos, ainda, que “Com o amor estimularemos o amor... Com a humildade, geraremos a humildade... Com a paz em nós ajudaremos a construir a paz dos outros...”.
E, após complementar seus elevados princípios, com base no Evangelho do Cristo, sobre o valor da paciência, da caridade e da fé, conclui o nobre Espírito Emmanuel com este apelo: “Atendamos, pois, ao nosso próprio burilamento, porquanto apenas contemplando a luz das boas obras em nós é que os outros entrarão no caminho das boas obras, glorificando a Bondade e a Sabedoria de Deus.”
Espiritualidade e Política → Espiritualidade → Crônicas Espíritas → O Amor na Coleção Fonte Viva
Sobre o Autor
Jorge Leite de Oliveira é
Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.
Autor dos livros:
1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.
4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.
5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).
Contato:
jojorgeleite@gmail.com