Implementação
Já a implementação é a efetivação da política pública, ou seja, a implementação da decisão. A implementação é o momento onde se materializam as decisões, onde se colocam em prática aquilo que foi pensado na teoria.
Existem dois tipos de processo de implementação: o modelo top down (de cima para baixo) e o modelo bottom up (de baixo para cima). O modelo top down tem como pressuposto a ideia de hierarquia e, por isso, a responsabilidade de implementação de uma política pública é essencialmente daqueles que estão no comando do poder e da gestão. O modelo bottom up aponta em uma direção oposta e salienta a necessidade de implementar uma política em um processo que vai de baixo para cima ou da periferia para o centro.
É preciso levar em consideração também as condições necessárias para que uma política pública tenha viabilidade e seja possível sua implementação. Essas condições implicam, principalmente, recursos financeiros e humanos, mas podem incluir também: “completa compreensão e consenso quanto aos objetivos a serem atingidos [...] perfeita comunicação entre os vários elementos envolvidos no programa” (FERREIRA, 2011, p. 54).
Ciência Política → Políticas Públicas → Ciclo de Políticas Públicas → Implementação de Políticas Públicas