Doenças e doentes
Segundo o renomado homeopata Dias da Cruz, agora do mundo espiritual, em mensagem psicofonada por Chico Xavier, na obra Instruções Psicofônicas, alergia e parasitose têm origem espiritual e material. Então, resolvi “entrevistá-lo”.
Após ter sido “evocado”, o Espírito desse médico, que tem seu nome em diversas farmácias homeopáticas brasileiras, com gentileza e paciência, respondeu-me às seguintes perguntas:
— Dr. Dias da Cruz, qual é a causa das alergias?
— Jó, dispense o “doutor”. Além das causas materiais, é importante levar em consideração a obsessão como um verdadeiro processo alérgico. Quando a mente está desequilibrada, as bactérias encontram campo propício para invadir as células corporais.
— Mas os causadores não seriam intolerância alimentar, ácaros, parasitas da pele e do intestino, de modo geral, e até mesmo certas drogas, associadas a “fatores proteicos”?
— Sem dúvida. Essas são as causas exógenas, ou seja, que vêm de fora para dentro do corpo humano; mas há também as causas endógenas, que denominamos de agentes R, uma vez que a medicina denomina substância H a uma substância semelhante à histamina, que ataca as defesas do corpo físico.
— Que fazem os agentes R na potencialização da substância H?
— Agem na base da formação da substância, “desempenhando papel importante em quase todas as perturbações neuropsíquicas e usando o cérebro como órgão de choque”.
Perplexo com as informações, todas elas novidade para mim, perguntei ao ilustre Espírito:
— Quais são os agentes R, que tanto contribuem com as doenças alérgicas?
— São eles os pensamentos e manifestações de raiva, irritação, cólera, maledicência, calúnia, desânimo, tristeza... Enfim, tudo que demonstra ser manifestação de uma alma enferma e ignorante.
— Então, a enfermidade é geralmente causada por nossa conduta?
— Exatamente. Sua conduta atrai a companhia espiritual com a qual você se sintoniza. Se isso for positivo, as defesas orgânicas são potencializadas. Se negativo, a imunidade baixa. Mas é preciso atentar também para o estresse, que desarmoniza o equilíbrio mental. “O pensamento é força que determina, estabelece, transforma, edifica, destrói e reconstrói. Nele, ao influxo divino, reside a gênese de toda a criação”.
— O que você recomenda como antídoto às causas mentais e espirituais das doenças alérgicas, amigo Dias da Cruz?
— Recomendo “a dieta do Evangelho”. Siga também esta bela sugestão do apóstolo Paulo: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é nobre, tudo o que é puro, tudo o que é santo, seja, em cada hora da vida, a luz dos vossos pensamentos”.
— Obrigado, bondoso Espírito. Despeço-me com um abraço fraternal.
— Paz e luz aos seus dias! Breve nos reencontraremos.
Considerando que já estou no lucro após já ter ultrapassado 70 primaveras, o que são mais 20 ou 30 anos em relação à eternidade, não é mesmo, alma amiga? Portanto, não levei a sério a palavra “breve” do querido Dias da Cruz. E nem precisei usar o sinal da cruz, com todo o respeito a ele e aos irmãos católicos em nossa despedida.
Espiritualidade e Política → Espiritualidade → Crônicas Espíritas → Doenças e doentes
Sobre o Autor
Jorge Leite de Oliveira é
Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.
Autor dos livros:
1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.
4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.
5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).
Contato:
jojorgeleite@gmail.com